Lar seguro para gatos

Link com contatos de empresas que instalam telas de proteção para gatos em São Paulo e região metropolitana.

Criar gatos soltos, de forma que possam passear por ruas ou vizinhanças pode ser uma idéia romântica, mas que na maioria dos casos termina muito, muito mal, com os gatos sendo vítimas de atropelamento, envenenamento (acidental ou de propósito), maus tratos (chutes, queimaduras e outras formas de maldade por parte de vizinhos ou de pessoas que andam na rua).
Esse gato, que apareceu na capa da Veja (foto de Fernando Moraes) ficou cego de um olho por passear no vizinho, que o chutou e ainda o jogou ao cão. O agressor merece punição, sem dúvida, mas o dono do gato não deveria ter deixado o gato solto! Essas pessoas românticas que acham que o gato não pode "ficar preso" e "tem que passear" deveriam ver situações dessas, e outras ainda piores! Na reportagem diz "Eu era brincalhão, agora vivo quieto, deitado na cama".   

Há vários casos de ótimos adotantes que perderam seus gatos queridos por se iludirem achando que "o gato vai e volta", "Pode deixar que eu não deixo o gato sair" (como se fosse possível vigiar gatos 24 horas por dia).



É importante ter em mente que muitos muros que parecem altos para pessoas e cães não são altos para gatos, no sentido de que eles podem sim subir neles, principalmente se houver ponto de apoio, ou seja, um local por onde possam subir, e de lá, subirem no muro.



O gato pode escapar em questão de segundos.
Gatos mansos e "bonitinhos" que saem do quintal da casa, além dos riscos acima, tem maior chance de serem roubados.

Só pelo fato de o gato ser castrado não significa que venha a ser um gato "caseiro" e mesmo gatos que não costumam sair de casa podem ter um único passeio fatal, em que não voltem ou voltem feridos, atropelados, etc.

Por essas e outras razões, praticamente todos os especialistas em gatos defendem a criação "indoor", ou seja, que os gatos vivam em ambientes em que não tenham como irem para as ruas ou para quintais de vizinhos.

Se for muito difícil ou muito caro criar mecanismos de segurança, como telas por exemplo, no quintal inteiro, é preferível manter o gato em local menor, mas protegido.

Lembramos que muitos gatos vivem muito bem em pequenos apartamentos até chegarem à velhice, com 15 anos ou mais, enquanto gatos que vivem "soltos" tem média de vida muito inferior e mesmo os que não morrem em acidentes e maus tratos, por exemplo, podem ficar com sequelas.

A forma de proteger o quintal dependerá das características de cada um e das condições financeiras do dono quanto à escolha do material.
Telas de arame também podem ser utilizadas, veja foto abaixo.

Olhem adiante 2 exemplos do CAPRICHO dos donos dos gatos pra que o lar fosse seguro
Veja a tela na lateral direita





De nada adianta também telar portão se tem como o gato escalar e sair por cima, ou se as grades permitem que o gato passe por elas. Como pode-se ver na foto seguinte, gatos podem passar facilmente pelas grades.


Por esse motivo os donos dos gatos das duas fotos seguintes telaram entre as grades.




Seguem outras idéias de como proteger os lares para que os gatos vivam em segurança e os donos não sofram com coisas ruins que acontecem com gatos que não vivem em ambientes protegidos/fechados.

A foto abaixo mostra instalação de telas por cima dos muros, assim mesmo se o gato subir no muro, não corre o risco de sair do quintal.


A foto abaixo mostra instalação de telas por cima do telhado, caso contrário o gato acabaria subindo ao telhado, e de lá poderia escapar.
Até garafas pet ou outros materiais podem ser a solução




O dono desse gato tigrado abaixo foi suficientemente cuidadoso para telar inclusive a parte de cima, na vertical, senão o gato simplesmente escalaria as telas lateriais e fugiria ao chegar em cima, ou seja, a proteção seria inútil. 



Mais fotos de ambientes seguros proporcionados por donos realmente responsáveis.




Outra boa solução é instalar telas tipo mosqueteiro, que de quebra evitam insetos indesejados. 


Mesmo se o adotante morar no térreo, primeiro andar ou segundo andar, terá que instalar telas, pois o gato pode sofrer quedas com graves consequências, pois pelo fato de a altura ser pequena, dificulta amortecer a queda. O problema pode ser não a queda em si, mas o gato pode simplesmente pular e nunca mais conseguir voltar para casa. Felizmente os donos do totó e do bichaninho da foto abaixo tomaram as medidas cabíveis e os dois fofinhos podem observarem a rua em segurança. 


Os 3 gatos da foto abaixo também estão em ambiente protegido:

Existem acidentes fatais ou casos de fuga do gato justamente da janela do banheiro e para evitar isso pode-se optar por telar a janela (por dentro ou por fora) ou instalar limitadores de abertura. 


Veja exemplos de janelas bem protegidas para que os gatos não saíam de casa:


Este dono zeloso também não deu sopa pro azar:

Há muros com estrutura que conta no alto com inclinação de 45 graus inclinada para dentro, justamente para atrapalhar a fuga do gato.





Um grande perigo são as cercas elétricas:
Foto acima: Editoria de Arte/Folha Press, reportagem de Laura Capriglione, reportagem intutulada "Cercas elétricas de casas e condomínios ameaçam passeio de gatos", Folha de São Paulo, 12/08/2010.
Infelizmente acontece também de gatos morrerem ou sofrerem graves acidentes quando o próprio dono sai de asa e não vê que o gato está na roda do carro ou embaixo do carro:


18 comentários:

  1. Tenho 3 gatos, 6 anos. Sempre ficaram soltos. Será q se acostumariam presos em um cercado??? Ñ ficariam agressivos, depressivos???

    ResponderExcluir
  2. Prezado Bruno. O ideal é construir um ambiente que seja seguro e o mais confortável possível para os gatos. O melhor seria não ter acostumado os gatos soltos e esta situação vai exigir muita paciência na adaptação. Eu particularmente sempre priorizo a segurança, pois de nada adianta o gato ter espaço e acabar sendo atropelado, sofrer maus tratos de vizinhos e de pessoas da rua etc. Seria ótimo contar com a opinão qualificada de mais pessoas e analisar o caso com mais detalhes.

    ResponderExcluir
  3. voces tem o endereço de um local no rj que coloque telas de arame para gatos? minha gatinha é terrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, procure no Google a loja "Telão da Cadeg". A loja fica situada dentro da Cadeg em Benfica no Rio, eles trabalham com telas de arame e possuem instaladores. Boa sorte!

      Excluir
  4. Ilusão achar que gato tem que viver na rua. Gatos merecem viver até a velhice em ambientes seguros e acolhedores, com donos responsáveis. Amei a matéria!

    ResponderExcluir
  5. Eu moro em uma rua muito pouco movimentada, todos os vizinhos tem gatos, então sei que ninguém vai envenená-lo, sempre houve gatos de rua por la e nunca aconteceu de nenhum ser atropelado. Meu gatinho tem o habito de pular o muro pra brincar com os outros gatos da rua. Fiquei preocupada lendo essa matéria, mas parece tão cruel trancar o bichinho dentro de casa...

    ResponderExcluir
  6. teria um endereço de um local em sp-capital, que coloque telas para gato no quintal

    ResponderExcluir
  7. Segue lista de empresas que instalam redes de proteção em SP Capital e região metropolitana. . É simples sugestão, pois há dezenas de empresas no mercado e que prestam este serviço!

    Se uma das empresas acima fizer instalação inadequada ou não te atender bem, informe-nos para que seu nome seja retirado da lista.

    Lembre-se de avisar que as telas são para gatos, pois os buracos são menores que telas para crianças.

    Peça também para que os ganchos não sejam colocados muito próximos uns dos outros, pois os gatos mais peraltas podem forçar a barra e tentar saírem, se as telas ficarem frouxas.

    Alguns gatos danadinhos saem justamente da janela do banheiro. Veja se dá para telar ou peça para colocarem limitador de abertura, se preciso.

    Antes de ligar, meça comprimento e largura de todas as janelas e deixe tudo anotado.
    Diga que já fez orçamento com várias empresas. Veja se compensa pedir desconto para pagamento à vista ou pedir parcelamento.

    Tele todas as janelas, pois em muitos casos as empresas cobram preço mínimo, independente da quantidade de janelas. Além disso, uma única janela não telada oferece riscos, pois nunca se sabe se alguma visita, por exemplo, possa abri-la sem que ninguém veja.

    Segue lista de empresas ou autônomos que instalam telas, mas existem centenas de outras:
    Embraprot: (11) 2843-7364.
    Mosaico: (11) 2289-0347. Podem parcelar em 2 ou 3 vezes.
    Flávio (autônomo) : (11) 2958-6727.
    Resistência: (11) 2621-6444 e 2625-2426.
    Telas Mosqueteiras. (11) 2958-8770 ou 3499-0122
    Rodrigo: (11) 9-7074-9776.
    Anjos da Guarda Redes de Proteção: (11) 3999-0632
    AAMr Redes - (11) 2682-4169/ 9-7636-3238 -
    Astro Redes de Proteção - (11) 3498-3475 - Descontos para proximidades do Jaraguá
    Castelo Forte - (11) 3493-6485/9-9244-2342
    Garantia Redes de Proteção - (11) 2843-4263 / (11) 9-8148-7452 -
    Garcia Rede de Proteção -(11) 2957-0499 e 2957-5623
    ID Ideal Redes de Proteção - (11) 3452-1647 / 9-9861-7793.
    Nakamura - (11) 3742-8655 / 9-9761-8160 (também tela casas)
    Net Protector - (11) 2621-0481/3532-9459 - (também tela casas)
    Redes 2000 - (11) 3676-1903 (também tela casas)
    Segura Redes de Proteção - (11) 2950-8935 e 2977-1964
    Babytelas (falar com Rafael) (11) 3936-1286.
    Dakamagi Telas de Proteção. (11) 3534-0252. Falar com Marcelo. Até metros 10 quadrados, preço especial.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post Albert...
    abçs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, tudo bem? Gostaria de uma ajuda...tenho duas gatas que e hoje moro em uma casa que me possibilitou fechá-la inteira com telas de proteção para que elas não saiam, mas estou me mudando para uma casa com árvores grandes no quintal e é realmente impossível fechar na tela. Teriam alguma idéia de proteção para que elas não saiam para a rua? Elas sempre viveram dentro de casa e realmente tenho muito medo delas irem para a rua e se machucarem ou serem roubadas! :( Agradeço muito! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema.
      Se acha uma solução, agradeço.
      Obrigada.

      Excluir
  10. Hola. Soy rescatista de gatos.. Tengo 13 en total.. Mi consulta es si sirve el alambrado de 45' porque ya me mudo a una casa mas grande y con un patio extenso para seguir rescatando y reubicando michos.. Pero tengo miedo que se me escapen. Me muero si algo les pasara

    ResponderExcluir
  11. Moro num quintal de condomínio e não aceitam aumentar o muro. Penso em mudar logo que for possível para um lugar que posso criar os gatos em segurança. O problema primeiro de quintais é ou não ter muro ou ele ser baixo. Ideal muro alto com a finalização da telagem curvando para dentro do terreno, e que as árvores fiquem dentro dos muros, o mais longe possível dos muros para não possibilitar fugas. Árvores com galhos que possibilitam fugas devem ser podadas o máximo possível

    ResponderExcluir
  12. Teria como indicar empresar que telam em Caminas SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise em site de buscas algo como TELAS DE PROTEÇÃO CAMPINAS

      Excluir
    2. Adorei a matéria! Sempre acreditei que o gato é um animal livre. Moro em casa com boa área externa não telada. Sempre tive gatos sem acidentes. Hoje tenho 5. Um adulto de 5 anos, castrado,1 de 2 anos inteiro e 3 filhotes. E o problema é que o gato adulto, de 2 anos saia para passear e namorar até que voltou com Leucemia. Não sabia, doença rara, mas geralmente fatal, A prevenção é através da vacina quintupla. Todos os meus gatos tiveram que fazer exame para serem vacinados. Graças a Deus deu negativo e já iniciei a prevenção. Não podem ter contato com o gato doente até que estejam devidamente imunizados. Minha conta no veterinário já ultrapassou R $ 2.000,00. A vacinação, castração e tela em todo o espaço são medidas de segurança fundamentais, que infelizmente só prestamos atenção quanto aos cuidados quando algo de ruim acontece.

      Excluir
  13. Esta precisando de telas de proteção para gatos ?
    temos a tela correta para proteção de gatos fio
    100% resistentente a mordidas veja nosso site santana-protecoes.negociol.com

    ResponderExcluir

Para informações sobre adoções de gatos da Toca ou outras questões, envie email para tocadosgatinhos@gmail.com